As empresas brasileiras têm em média 8 anos de existência, demonstra o Censo das Empresas e Entidades Públicas e Privadas Brasileiras - Empresômetro. O estudo é realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário. Dentre os 12.904.523 empreendimentos em atividade, 34% tem até 3 anos de existência. Menos de 1% dos empreendimentos brasileiros têm mais de 50 anos de idade.
Em 2012, foram criadas mais de 1,3 milhão de empresas no país. Santa Catarina é o sétimo estado com maior número de empresas abertas. De janeiro ao fim de setembro foram 51.658 empreendimentos. Florianópolis é a cidade catarinense que mais comporta essas novas empresas, são 4.931 no total. São Paulo, o estado líder em número de negócios, abriu 360 mil estabelecimentos nesse mesmo período.
A região Sudeste segue representando a maior fatia do empreendedorismo no Brasil, 49,36%. Em seguida, vêm as regiões Nordeste, com 18,68%; Sul, com 18,55%; Centro-Oeste, com 8,30% e Norte, com 5,11% de representatividade nos negócios em atividade no País.
O Censo revela também que 90% das empresas existentes atuam no setor privado; 9% são entidades privadas sem fins lucrativos, e apenas 1% correspondem às entidades públicas governamentais brasileiras.
Metodologia
O Empresômetro tem como base de dados as informações divulgadas pelas próprias empresas e entidades, pela Receita Federal do Brasil, Secretarias Estaduais da Fazenda, Secretarias Municipais de Finanças, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Juntas Comerciais, Protais de Transparência e IBGE.
O estudo completo pode ser visto no link: http://www.empresometro.com.br/
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.