De acordo com informações do portal D-24 Amazonas, a capital amazonense tem, atualmente, cerca de 500 condomínios. O número de inadimplentes preocupa os síndicos, já que o índice esperado é de 12%.
Os responsáveis pela administração de condomínios na cidade alertam que antes de comprar ou alugar uma unidade, é preciso saber que a estrutura oferecida – segurança, piscina, elevador e churrasqueira – terá custos mensais no orçamento.
O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Amazonas (Creci - AM) deixa claro que a inadimplência afeta mesmo aqueles que pagam corretamente as contas, ou seja, o condômino com o condomínio em dia absorve a dívida do devedor.
Para que não haja esse tipo de problema, é importante que o síndico cobre corretamente os inadimplentes. No Estado do Amazonas, com apoio da Lei Estadual 3559/10, é possível protestar a taxa de condomínio – uma das formas consideradas mais eficazes para reaver o dinheiro.
Pagamento no cartão de crédito evita inadimplência
Novidade da Superlógica, empresa líder em software de gestão condominial, em parceria com a Cielo, traz ao mercado, de maneira inédita, a possibilidade de pagamento da taxa do condomínio por meio do cartão de crédito. Agora os condôminos de todo o Brasil poderão utilizar essa facilidade para pagar o condomínio e já deixar agendados os pagamentos, evitando esquecimentos ou falta de planejamento.
Oferecer desconto para quem paga em dia a taxa do condomínio foi a tática utilizada pela síndica Maria Neiliana Castro Bernardo de Oliveira, do edifício Champ’s Elysées, para reduzir a inadimplência. Ela conta que o índice em 2004 era de 25% de condôminos em atraso. Depois que o desconto de 15% foi aplicado para quem pagasse até o vencimento os índices caíram para 10% e se mantém.
Autor: Condoworks
Fonte: Condoworks
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.