O faturamento de transações com cartões de débito aumentou 20% nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2011, em relação ao mesmo período de 2010. Os dados são da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) e indicam que o faturamento no crédito aumentou cerca de 18%. As compras com cartões de redes e lojas subiu 16%.
O setor de meios eletrônicos cresceu 18% no faturamento total e 16% no número de transações no primeiro trimestre de 2011. Esses números indicam a continuidade do crescimento verificado no final de 2010, que já foi um ano de forte alta, impulsionada pelo bom momento da economia brasileira.
Historicamente, o número de transações de débito é menor do que o de crédito, mas essa diferença tem diminuído. A Associação prevê que em 2011, as transações de débito devem manter a alta de 2010, que registrou 41% de pagamentos efetuados.
De acordo com a entidade, essa evolução é reflexo da incorporação do hábito de uso do cartão de débito no consumo, especialmente nas compras de menor valor. Outro fator é o crescimento do uso do cartão nas classes mais baixas e entre as pessoas com mais de 60 anos.
Balanço 2010
No ano passado, o faturamento do mercado de cartões aumentou 22% em relação a 2009, apresentando um crescimento acima do previsto. A modalidade cartão de crédito responde por uma participação de 58% do total faturado pelo setor em 2010.
O cartão de débito também apresentou crescimento acima da média, finalizando o ano com participação de quase 29% da Indústria, enquanto os cartões private label (cartões de redes varejistas) responderam por 13%.
O mercado de cartões finalizou 2010 com faturamento de R$ 541,9 bilhões, sendo R$ 313,7 bilhões dos cartões de crédito, R$ 159,6 bilhões dos cartões de débito e R$ 68,5 bilhões dos cartões de rede. A quantidade de transações cresceu em uma média de 16% em relação a 2009.
Parcelamento
O parcelamento, principal vantagem percebida pelos portadores dos cartões de crédito, alcançou 49% de participação no total faturado com cartão de crédito. O ticket médio dessa modalidade de compra é três vezes maior do que o das compras da modalidade à vista, indicando preferência pelo parcelamento quando há a necessidade de compras de alto valor.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.