O vice-presidente do BMW Group, Ian Robertson, membro do conselho administrativo e responsável por Vendas e Marketing (Sales and Marketing) disse em Brasília (DF), nesta segunda-feira , dia 22, que "o BMW Group aceitou a nova estrutura para investimentos no País, com base na legislação recém-adotada, "Inovar Auto". Enviamos uma proposta de investimento de nossa fábrica ao governo brasileiro".
As negociações sobre a construção da nova unidade de produção em Araquari, na região de Joinville, em Santa Catarina, já estão bem avançadas. Sujeito ainda à aprovação final do governo brasileiro, a BMW tem por objetivo iniciar a produção em 2014.
Os investimentos dos próximos anos totalizarão mais de 200 milhões de euros e o planejamento inclui uma capacidade de produção de aproximadamente 30 mil veículos por ano. Com a fábrica, mais de mil novos empregos serão criados, assim como outros na rede de fornecimento.
"O Brasil é um mercado com grande potencial para o futuro do BMW Group. Por isso, estamos fortalecendo nosso compromisso de longo prazo com esse País," explicou Robertson.
"Isso criará condições necessárias para mantermos o equilíbrio de vendas entre a Europa, a Ásia e as Américas e, portanto, para o sucesso de longo prazo da nossa empresa. Com essa iniciativa, o BMW Group está aplicando seu princípio estratégico de que ‘a produção segue o mercado', que já foi comprovado em mercados como Estados Unidos, China e Índia", complementou.
A nova fábrica no Brasil aumentará o número de unidades de produção e montagem do BMW Group para 29 locais em 14 países. A empresa já monta motocicletas da sua marca BMW Motorrad por meio de CKD, desde 2010, em Manaus.
No Brasil desde 1995, a subsidiária brasileira teve seu recorde de vendas em 2011, com um total de 15.214 veículos comercializados. Isso representa uma taxa de crescimento de aproximadamente 54% com relação ao ano anterior. A BMW Motorrad também aumentou suas vendas em 55% em 2011, alcançando um total de 5.442 motocicletas entregues a clientes.
BMW Group
O BMW Group é um dos fabricantes de automóveis e motocicletas de maior sucesso no mundo com suas marcas BMW, MINI, Husqvarna Motorcycles e Rolls-Royce. Como uma empresa global, o BMW Group opera 29 instalações de produção e montagem em 14 países operando uma rede de vendas em mais de 140 países.
Em 2011, o BMW Group vendeu aproximadamente 1,67 milhões de veículos e mais de 113 mil motocicletas em todo o mundo. O lucro antes dos impostos no ano contábil de 2011 foi de 7,38 bilhões de euros sobre rendimentos equivalentes a 68,82 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2011, o BMW Group contava com aproximadamente 100 mil colaboradores.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.