Cumprindo este papel, ele pode, e deve, solicitar ao condômino que realiza obras em sua unidade esclarecimento sobre elas. Pode, também, solicitar a vistoria da unidade.
A utilização das unidades privativas não pode prejudicar ou causar danos e incômodos ao condomínio e aos demais condôminos, nem afetar a segurança e a solidez do edifício. Essas condições estão previstas no Código Civil e constam em grande número de Convenções de Condomínio.
Para que o condomínio tenha a garantia de que as obras pretendidas não causarão interferências em suas diversas partes e não comprometerão a edificação, é necessário que seja apresentado, para verificação e análise, o anteprojeto elaborado por profissional legalmente habilitado.
Além dessas dicas, a publicação, que contou com apoio do CREA-RJ e do CAU-RJ, oferece a síndicos e moradores de condomínios informações sobre retirada e criação de paredes, modificação e criação de banheiros e cozinhas, instalação de piscinas, abertura de janelas, alterações de fachada, fechamento de varanda, entre outros itens relevantes.
Para baixar gratuitamente a versão digital da cartilha, clique aqui.
Autor: Secovi Rio
Fonte: Secovi Rio
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.