Em virtude da imensa verticalização, Balneário Camboriú é hoje considerado um dos municípios de maior densidade de prédios do Brasil. Acompanhando a franca expansão da construção civil nesta região e buscando cada vez mais oferecer imóveis de qualidade, o setor uniu-se para realizar o Salão do Imóvel Balneário Camboriú, SIBC, entre os dias 11 e 15 de novembro. O feriado facilitou a aquisição de imóveis pelos turistas que visitaram a cidade e buscam uma residência no município. Foram prospectados muitos negócios pelas mais de 70 marcas que participaram do evento, entre elas construtoras, imobiliárias, bancos, empresas de consórcios, de móveis, decoração, produtos e serviços para condomínios e para a construção civil.
O setor de condomínios estava representado no evento por algumas empresas, entre elas a Duplique Cobranças Garantidas. Segundo Fátima do Rocio Gabardo, sócia gerente do grupo no Estado, este tipo de evento, mais do que aproximar cliente e empresa, serve para reiterar ao grande público, que no segmento condominial já existem soluções que viabilizam melhoria integral e gradativa da vida coletiva, “especificamente a vivência entre condôminos, ao possibilitarem aos condomínios, fugir da exaustiva e desgastante batalha contra a inadimplência. É o que buscamos proporcionar aos condomínios atendidos pela nossa filial aqui em Balneário Camboriú desde 2004”, afirma a sócia gerente.
O engenheiro Helio Gonçalves, síndico do condomínio Edifício Hilda Ribeiro, também esteve atuante na feira. “Cuidamos de toda a segurança e prevenção contra incêndio, demos todo encaminhamento e aprovamos o projeto de instalações junto ao corpo de bombeiros”, disse Gonçalves que é colaborador da área técnica da empresa WG Extintores e prestou suporte ao evento na área de segurança. O gestor também está prestando assessoria ao projeto do Guia de Manutenção e Conservação do Condomínio da empresa Activa Contabilidade & Condomínio. Para o síndico Helio Gonçalves as informações contidas no guia serão de grande valia na hora de pensar a manutenção do condomínio. “Sai muito mais em conta para o caixa do condomínio o síndico fazer uma manutenção preventiva, do que uma manutenção corretiva”. Segundo ele “a manutenção corretiva se dá após a parede, o equipamento ou o sistema já estar avariado e muitas vezes comprometido, e a manutenção preventiva proporciona que haja um maior aproveitamento dos sistemas com custo menor e maior durabilidade”.
O objetivo do guia segundo Ricardo F. Spindola, gerente do setor de condomínios da Activa Contabilidade & Condomínio, além de dar oportunidade ao sindico de realizar o registro de conservação do condomínio é “instruir o gestor quais manutenções tem previsão legal e orientar as conseqüências da omissão ou da negligência nesta manutenção, o que gerará uma responsabilidade civil ou até criminal”, ressalta o gerente. Segundo Ricardo o guia contém importantes informações para as edificações antigas e também para as mais novas, como ajudar a instruir os síndicos sobre os itens que devem receber manutenção preventiva para a hora de fazer valer a garantia dada pelas construtoras em caso de problemas na edificação. Segundo ele “uma edificação nova tem a garantia da construtora por 5 anos do que é perceptivo. Para assegurar a garantia da construtora a gestão do condomínio tem que realizar as manutenções preventivas conforme indicação do fabricante ou conforme a indicação das normas técnicas, assegurando que aqueles itens que careciam de manutenção tiveram atenção necessária”, informa. “Se não realizada a manutenção preventiva desses itens, a construtora não tem a responsabilidade para aquele item que careceu de manutenção e o condomínio perde com isso”.
O formato do guia favorece que o gestor mantenha as manutenções em dia durante a sua gestão e ao deixar a função ter a certeza de que seu trabalho será continuado pelo próximo síndico do condomínio. “O guia foi formatado para que o corpo diretivo do condomínio, de um ano para o outro, possa dar continuidade nas conservações sem prejudicar o trabalho da gestão anterior, mantendo o recurso financeiro de uma forma apropriada, sem desperdício”, revela Ricardo. O Guia de Manutenção e Conservação do Condomínio da empresa Activa Contabilidade & Condomínio será disponibilizado gratuitamente aos síndicos a partir de janeiro no site da empresa. O site oportunizará aos síndicos um canal para tirar dúvidas com os especialistas da área de Engenharia e Direito, colaboradores do Guia de Manutenção e Conservação do Condomínio.
Acesse o GUIA DE MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO CONDOMINIAL
Prédios Verdes
A construtora Rambo apresentou dois empreendimentos dirigidos ao público que busca um imóvel com projeto focado nos princípios da sustentabilidade. Aproveitamento da energia solar através de vidros reflexíveis, dupla área de aeração para maior ventilação e circulação de vento no apartamento além de uma posição geográfica estratégica para estar aproveitando o melhor posicionamento e distribuição da luminosidade do dia até o final da tarde, são elementos que reduzirão o uso de energia elétrica e a utilização de ar condicionado na unidade revela Uston Melo, do departamento comercial da construtora. Segundo ele, o reeuso das águas da chuva para áreas comuns, lavação de calçadas e também para os vasos sanitários, bem como medição individualizada de água são alguns dos itens que podem reduzir a taxa de condomínio dos futuros moradores. “A redução da taxa de condomínio, devido a esse agregado de funcionalidades que tem o apartamento, chega até a 70%”, comemora Melo. A utilização de insumos certificados, teto verde e sistema de reciclagem inteligente são outras características do empreendimento que seguem os princípios de sustentabilidade.
Bons Resultados
Durante os cinco dias mais de seis mil pessoas circularam pelos estandes da feira. O presidente do Sinduscon, Carlos Haacke disse que todos saíram muito satisfeitos da feira. João Carlos Bordin, diretor do Idesc, realizador do evento junto ao Sinduscon, ressaltou que “superou as expectativas da organização e dos expositores. No próximo ano o evento deverá contar com uma área de mais de três mil metros quadrados para contemplar mais setores, um ambiente climatizado, enfim, melhoria da estrutura para atender também às empresas que não participaram desta edição”.