Florianópolis recebe professores, pesquisadores e estudantes de diversas universidades espanholas e para um encontro que será realizado nesta sexta-feira (01) na Fiesc.
Participam do encontro os vice-reitores das universidades Autônoma de Madri (UAM), Autônoma de Barcelona (UAB), Carlos III (UC3M, de Madri) e Pompeu Fabra (UPF, de Barcelona), além de representantes catarinenses do SENAI, IEL, UFSC, Udesc, Unisul e Unesc.
O objetivo é promover oportunidades de atuação conjunta em pesquisas e disseminação do conhecimento e de intercâmbio. As instituições espanholas compõem a Aliança de 4 Universidades (A-4U), parceria estratégica entre as principais universidades públicas da Espanha.
A atuação da aliança tem ênfase na melhoria da mobilidade internacional de estudantes, pesquisadores e acadêmicos, no estabelecimento de parcerias de colaboração de pesquisa em todo o mundo.
Parceria
O Senai de Santa Catarina e a Universidade Autônoma de Barcelona mantém um memorando de entendimento que prevê parceria para pesquisa de desenvolvimento de materiais em cerâmica avançada.
O projeto foi submetido a um edital da União Européia, onde está em análise, e envolve 11 instituições de sete países, incluindo Brasil e Argentina. Do Estado, além do Senai/SC participa a Agência de Desenvolvimento da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel).
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.