O Governador Raimundo Colombo afirmou que encaminhará para a Assembléia Legislativa o projeto que vai institucionalizar o programa catarinense de microcrédito. A promessa foi feita na tarde desta quarta-feira (30), em audiência com representantes do Conselho Administrativo da Associação das Organizações de Microcrédito Produtivo e Orientado (AMCRED-SC).
Em 2010 foram emprestados 150 milhões de reais pelo sistema de afiliadas a associação, "nenhum ente financeiro emprestou quantia semelhante para o segmento de micro e pequenas empresas neste período" informou Luiz Carlos Floriani, presidente da AMCRED-SC.
Desde a sua criação, em 1999, o sistema de microcrédito catarinense efetuou R$ 315 mil operações de crédito de confiança, com R$ 843 milhões liberados, gerando e mantendo mais de 300 mil empregos.
Objetivos
O Projeto do Programa Catarinense de Microcrédito Produtivo e Orientado (PCMPO) busca institucionalizar o microcrédito como política pública, através do estabelecimento de fontes permanentes de funding (recursos obtidos junto a terceiros destinados à realização de empréstimos) para atendimento da demanda e programas especiais voltados a setores e segmentos prioritários.
O Projeto também tem o objetivo de estabelecer um Fundo Garantidor ou Fundo de Aval para microempreendedores que não dispõem de garantias, além de projetos de educação financeira e assistência técnica para tomadores.
Autor: AMCRED-SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.