Para aumentar a competitividade do setor industrial catarinense, o Senai de Santa Catarina estabeleceu parcerias internacionais para realização de intercâmbios com instituições internacionais de referência.
Nesta sexta-feira (1), foi realizado encontro com representantes da Aliança 4 Universidade (A-4U, que congrega quatro das cinco principais universidades espanholas), o Instituto Euvaldo Lodi, e universidades da região - UFSC, Udesc, Unisul e Unesc. O objetivo foi identificar oportunidades para o intercâmbio e parceria em projetos para a competitividade industrial.
A proposta do SENAI de ampliar a cooperação internacional encontra receptividade na disposição estratégica da A-4U, que ele elegeu os países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) como prioritários para o estabelecimento de novos intercâmbios.
"Em 2010, firmamos convênio com seis universidades da Índia; mantemos escritórios em Pequim e Shangai, na China, e agora visitamos 12 universidades brasileiras, além do SENAI, IEL, FIESC, Capes e CNPq, no Brasil", explica Mercês Unzeta Lopes, vice-reitora de Relações Internacionais da Universidade Autônoma de Barcelona e secretária da A-4U. Segundo Mercês, as ações de aproximação com instituições russas serão iniciadas em 2012.
No evento desta sexta-feira, foi realizada inicialmente uma apresentação de cada instituição e suas experiências em intercâmbio internacional. A parte da tarde foi destinada a contatos individuais das entidades participantes.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.