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Conselho do Porto de Imbituba apresenta planejamento

01/04/2011 – No encontro, discutiu-se o desenvolvimento do Sul de Santa Catarina.

 

Durante reunião do Conselho de Autoridade Portuária de Imbituba, na manhã desta quinta-feira (31), o relator da Comissão Porto-Cidade, Prefeito Municipal José Roberto Martins, informou que esteve com o Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e o Secretário de Planejamento, Felipe Mello.

 

O encontro possibilitou uma maior abertura para diálogos que busquem o desenvolvimento do Sul de Santa Catarina, tendo como epicentro o município portuário que é um dos que mais cresce no Estado.

 

Prioridades e Planejamento

 

O objetivo foi informar quais são as prioridades e planejamento do Porto. "A chancela do Governo do Estado é fundamental para garantir agilidade no processo de federalização e execução da obra que ampliará o acesso entre BR-101 e Porto de Imbituba", destacou o Prefeito de Imbituba, José Roberto Martins.

 

Contexto

 

Atualmente, enquanto alcança recordes históricos e consolida um novo posicionamento junto ao mercado portuário brasileiro, o Porto de Imbituba também passa por uma fase de investimentos da iniciativa privada e do Governo Federal.

 

A empresa arrendatária do Terminal de Contêineres, Santos Brasil, injeta aproximadamente R$283 milhões para ampliação do cais, reforma de armazéns e aquisição de equipamentos, em cumprimento às obrigações assumidas no Contrato de Arrendamento. Simultaneamente, está prevista para este ano a dragagem de aprofundamento para 15 metros, com recursos da União.

 

5º Geração

 

Com a finalização das obras de ampliação do Porto de Imbituba, a chegada dos portêineres Super Post Panamax e o aprofundamento do calado, a fronteira do Sul de Santa Catarina será capaz de receber navios de 5ª geração, que operam as principais rotas da navegação internacional.

 

A previsão é de que o Porto de Imbituba esteja apto para a atracação desta classe de navios com mais de 6.500 contêineres ao final do primeiro bimestre de 2011, beneficiando diretamente toda a indústria da Região Sul do país e a cadeia logística do Mercosul.

 

Companhia de Docas de Imbituba

 

Empresa de capital aberto, detém a concessão do Porto de Imbituba desde 2004, sendo este o único porto público do país cuja gestão é privada.

 

Raio-x do porto de Imbituba

 

Administração

O porto é administrado pela empresa de capital aberto Companhia Docas de Imbituba (CDI).

 

Localização

Está localizado em uma enseada aberta, junto à ponta de Imbituba, na cidade de mesmo nome, no Litoral Sul do estado de SC.

 

Área de influência

É compreendida pelos estados de SC, PR e RS, atingindo ainda o interior de SP e MS.

 

Acessos

 

• Rodoviário - Pela BR-101, ligada à cidade de Imbituba pela SC-435, num percurso de 5km.

 

• Ferroviário - Pela Ferrovia Tereza Cristina (FTC), antiga Superintendência Regional Tubarão (SR 9), da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA). Em fase de conclusão, contratado pelo Governo Federal, o projeto executivo de engenharia da Ferrovia Litorânea, que passará pelos três principais portos públicos catarinenses e interligará a FTC à malha nacional, a partir de Araquari, próximo a São Francisco do Sul

 

• Marítimo - O porto, localizado em uma enseada aberta, não possui barra de entrada nem canal de acesso. A tranqüilidade das águas é obtida por um molhe de abrigo com 845m de comprimento.

 

Instalações

 

As instalações de acostagem estão distribuídas em 3 berços, todos com 11m de profundidade e operações em 24 horas, todos os dias do ano:

Berço 1 e 2 - 300m de comprimento e com instalações especiais para congelados, carga geral, granéis líquidos e contêineres. Previsão de disponibilidade de nova estrutura com 660m de cais acostável em maio de 2011.

Berço 3 - com 245m de comprimento e com instalações e equipamentos especiais para granéis sólidos.

 

Investimentos

 

Investimentos em curso:

- Ampliação do cais dos berços 1 e 2 | Valor: R$ 283 milhões | Conclusão: Abril/2011

- Aquisição de dois portêineres Super Post Panamax | Valor: US$ 30 milhões | Entrega: Julho/2011

- Dragagem de aprofundamento para 15m | Valor: R$ 50 milhões | Conclusão: Setembro/2011

 

Capacidade de movimentação/ano:

- Atual: 10 milhões de toneladas / 330 mil TEU's

- 2012: 10 milhões de toneladas / 970 mil TEU's

- 2015: 25 milhões de toneladas / 970 mil TEU's

 

 

Autor: Economia SC

Fonte: Economia SC

Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.

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