O fantasma do desemprego está assombrando mais brasileiros este ano, é o que revela a Confederação Nacional da Indústria através do Índice do Medo do Desemprego, divulgado nesta terça-feira (5). O crescimento do índice, porém, foi relativamente baixo, chegando a 3,1% em relação à última pesquisa, realizada em dezembro. Se comparado com o março do ano passado, o valor de 2011 é 0,3% inferior.
"Com a queda na atividade industrial registrada desde dezembro do ano passado cresceu o receio em relação à estabilidade nos empregos", avalia o economista Marcelo Azevedo, analista de Políticas e Indústria da CNI.
O índice tem base cem, e quanto maior ele for, maior será o medo das pessoas perderem o emprego. Neste mês de março o índice atingiu 81,7 pontos, frente a 79,3 em dezembro. Neste sentido, o percentual de entrevistados que afirmou não estar com medo do desemprego alcançou 54% das respostas válidas nesta primeira análise de 2011, contra 56,7% no último mês de 2010.
Em compensação, os entrevistados que disseram estar com muito medo do desemprego somaram 15,7% do total, ante 13,6% na pesquisa anterior.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.