Pular para o conte?do

Activa - Contabilidade e Condom?nios

Expectativa empresarial com lucro na Páscoa cai em relação a 2010

07/04/2011 – Expectativa do empresário está baixa com relação à vendas no próximo feriado.

A Pesquisa feita pelo Serasa sobre a Expectativa Empresarial para a Páscoa 2011 demonstrou que o otimismo do empresário caiu em relação à mesma data de 2010.

 

Em 2011, 49% dos entrevistados esperam aumentar seu faturamento na Páscoa, 33% repetir o crescimento de 2010 e 18% preveem redução.

 

Na Páscoa do ano passado, a expectativa sobre a elevação do faturamento foi recorde, quando 58% estimavam elevação do faturamento. O ano de 2011 apresenta a terceira melhor expectativa para as vendas da Páscoa da pesquisa, iniciada em 2006.

 

Análise por porte

 

Na análise por porte, 78% dos grandes empresários do varejo acreditam em crescimento de seu faturamento. Nessa direção, nas médias empresas são 60% dos respondentes e nas pequenas 46%.

 

Os varejistas do Centro-Oeste são os mais otimistas, 62% deles esperam aumentar seu faturamento na comparação com a Páscoa 2010. No Norte são 54% dos empresários do varejo na mesma condição, no Sudeste 53%, no Sul 45% e no Nordeste 41%.

 

A Pesquisa Serasa de Expectativa Empresarial para a Páscoa 2011 entrevistou 886 principais executivos do varejo, em todo o território nacional, de 14 a 22 de março de 2011.

 

Presentes

 

Nesta Páscoa 2011, 91% dos presentes oferecidos serão ovos e bombons de chocolate; 4% roupas, sapatos e acessórios; 2% celulares e smartphones; 1% brinquedos; 1% eletrônicos e 1% utilidades domésticas.

 

Na Páscoa de 2010, os presentes oferecidos foram ovos e bombons de chocolates 87%; roupas, sapatos e acessórios, 4%; celulares, 3%; brinquedos, 1%; eletrônicos, 1%; produtos de informática (notebook, PC etc), 1%; jóias e relógios, 1% e outros 2%.

 

Composição das Vendas

 

Segundo os empresários entrevistados, nesta Páscoa 2011 50% de suas vendas serão à vista e 50% a prazo. Esta foi a mesma composição da Páscoa do ano passado.

 

Vale notar que desde o início da pesquisa, em 2006, a participação das vendas à vista para a Páscoa tem crescido, em relação às vendas a prazo, e nas últimas três pesquisas se situa no patamar atual dos 50%.

 

Meios de Pagamento

 

Para a Páscoa 2011, as vendas à vista serão realizadas 40% em dinheiro; 23% em cartão de crédito; 18% em cartão de débito; 17% em cheques; 1% em cartão da própria loja e 1% em outros. As vendas a prazo serão pagas 45% em cartão de crédito parcelado; 27% em cheque pré-datado; 18% em financiamento ou crediário; 4% em cartão de débito parcelado; 4% outros e 2% cartão da própria loja parcelado.

 

Na Páscoa 2010, as vendas à vista foram feitas 40% em dinheiro; 23% em cartão de crédito; 17% em cartão de débito; 18% em cheques; 2% em cartão da própria loja e 1% outros. As vendas a prazo: 40% em cartão de crédito parcelado; 33% em cheque pré-datado; 18% em financiamento ou crediário; 3% em cartão de débito parcelado; 3% em cartão da própria loja parcelado e 3% outros.

 

Parcelamento

 

Os cheques pré-datados terão a maior parte de seu parcelamento em até 4 vezes, conforme os varejistas entrevistados, e os cartões de crédito, parcelados em até 6 vezes. Os financiamentos/crediário serão em até 10 parcelas. Este levantamento não foi realizado na Páscoa 2010.

 

 

 

Autor: Economia SC

Fonte: Economia SC

Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.

? Activa Contabilidade 2010 Desenvolvimento GrupoW