O Sebrae/SC entrega, no próximo dia 15, em Concórdia, o prêmio Mulher de Negócios 2010. Criado para incentivar o empreendedorismo entre as mulheres, neste ano, o evento será realizado no Concórdia Piscina Clube. A vencedora, Claudia Marcon Thomé, irá ganhar um curso do Sebrae, à sua escolha, e passa a concorrer à etapa regional, de onde apenas 20 finalistas sairão para competir a nível nacional.
Formada em direito, Cláudia Marcon começou a se interessar por enxovais de bebês quando ainda estava grávida de sua segunda filha. Quatro meses depois de seu nascimento, Cláudia resolveu comprar uma pequena sala com duas máquinas de costura e deu início assim à sua empresa: Começo de Vida. Especializada em enxovais de bebês, a indústria conta hoje com 20 colaboradores diretos, atende a lojas de todo o Brasil e ainda exporta para o Chile, Estados Unidos e Austrália. "Minha maior dificuldade foi sair do nada", explica Cláudia. "Concórdia é uma cidade agroindustrial. Eu tive que encontrar informação e mão de obra do nada. E nem sou formada nessa área, fui aprendendo e me aperfeiçoando com o tempo, com alguns cursos do Sebrae, inclusive", ressalta.
Em sua 6ª edição, o evento contou com 98 mulheres inscritas para a categoria Pequenos Negócios. "Em 2009, o GEM fez uma pesquisa e viu que 53% dos empreendedores brasileiros são mulheres e esta é uma forma de incentivar a cultura empreendedora entre elas", diz Ana Lídia de Souza, gestora do prêmio. "Em Santa Catarina, os resultados têm sido muito bons. Não seria a primeira vez que uma candidata catarinense ganharia o prêmio nacional", ressalta, referindo-se a 2006, quando Cristina Marques levou a premiação final, na categoria Negócios Coletivos.
Com o apoio da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), a Federação das Associações das Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW-Brasil) e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, a cerimônia para premiação nacional será realizada em Brasília, no dia 25 de maio, de onde duas mulheres sairão vencedoras e ganharão uma viagem internacional de 10 dias a um centro de empreendedorismo.
Autor: Sebrae
Fonte: Sebrae
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.