A maioria delas ainda está fixa ao paradigma que estas mídias servem apenas para escutar a opinião dos internautas e muitas vezes, ignoram as possibilidades de acompanhar, analisar e participar de discussões entre milhões de consumidores.
Uma pesquisa encomendada pelo SAS – líder de mercado em soluções e serviços de inteligência analítica e realizada pela Harvard Business Review Analytic Services com 2.100 empresas revela que mais de metade das organizações entrevistadas utilizam as redes sociais; mas apenas um quarto do total sabe o que os principais clientes falam sobre a sua empresa ou marca nas redes sociais. Além disso, a pesquisa demonstra que um terço do universo não monitora com eficácia este canal, apenas 23% usam ferramentas para analisar as informações coletadas e menos de 7% interagem com os clientes por meio de ações de marketing.
“As empresas estão perdendo a chance de promover seus produtos e de gerenciar sua reputação''. Elas não sabem quem está falando sobre sua marca, produto ou serviço; nem mesmo se um determinado conteúdo está a seu favor ou contra”, afirma o especialista em Analytics e autor de diversos best-sellers sobre o assunto, Tom Davenport.
Em uma visão a longo prazo, 36% das companhias pesquisadas planejam adquirir soluções para analisar os sentimentos dos consumidores nos próximos dois ou três anos; cerca de 33% pretendem monitorar as redes sociais.
A pesquisa, realizada em julho de 2010, teve como respondentes os assinantes da revista e newsletter da Harvard Business magazine e foi complementada com 12 entrevistas em profundidade. Acesse “More Than Talk: The Search for Impact and Analytics of Social Media Use” (
http://www.sas.com/news/preleases/socialmediasurvey.html) para conhecer ainda indicadores como a percepção x a profundidade de informação e os benefícios que aparentam ser ainda maiores nas redes sociais.
A WeTalk é uma empresa que oferece serviços de Relacionamento com clientes. Uma das ferramentas utilizadas para Relacionamento com Clientes é a Administração de Redes Sociais que traz resultados positivos, principalmente no que diz respeito a:
<!--[if !supportLists]-->1. <!--[endif]-->Divulgação e Fortalecimento da marca;
<!--[if !supportLists]-->2. <!--[endif]-->Divulgação de produtos e serviços;
<!--[if !supportLists]-->3. <!--[endif]-->Prospecção de novos clientes;
<!--[if !supportLists]-->4. <!--[endif]-->Feedback de clientes ativos;
<!--[if !supportLists]-->5. <!--[endif]-->Divulgação de artigos e matérias de interesse do público alvo e que seja relacionado com os serviços da sua empresa.
Este serviço é realizado por etapas que passam por:
<!--[if !supportLists]-->1. <!--[endif]-->Criação dos perfis (Facebook/Orkut/Twitter/Empreendemia/Linkedin/Tumblr/YouTube – para os que já possuem pequenos vídeos - etc) todos “linkados” ao site de sua empresa;
<!--[if !supportLists]-->2. <!--[endif]-->Busca segmentada do público alvo para relacionamento;
<!--[if !supportLists]-->3. <!--[endif]-->Divulgação dos serviços (juntamente com etapa 2)*
<!--[if !supportLists]-->4. <!--[endif]-->Divulgação de artigos e matérias que tenham relacionamento com o produto da empresa (juntamente com etapa 2 e 3)*
<!--[if !supportLists]-->5. <!--[endif]-->Análise de retorno por Rede Social (durante todo o processo para definição de quais redes são as que mais apresentam retorno e quais poderão ser descartadas ou trabalhadas ao longo do projeto)
* As inserções são em média de 15 chamadas por todas as redes diariamente nos horários de pico para internet distribuídas durante o dia.
*As chamadas serão intercaladas entre divulgação do serviço realizado pela empresa 30% com divulgação de artigos e matérias relacionadas 70%.
*Monitoramento de todas as redes para atendimento imediato de clientes ou prospects.
Abaixo seguem alguns links que falam também sobre o trabalho de Administração de Redes Sociais e que podem lhe esclarecer melhor o trabalho.