Pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio SC) com empresários do setor apontou que, apesar da expectativa otimista em relação ao desempenho dos governos Federal e Estadual, os empresários avaliam com insatisfação os cem primeiros dias dos governos Dilma e Raimundo Colombo.
Os empresários foram entrevistados a respeito do controle da inflação, do combate à corrupção e à pobreza, da educação, da segurança pública, infraestrutura, saúde pública e transparência na gestão.
O levantamento da Fecomércio foi realizado com empresários das seis regiões do Estado (Norte, Sul, Serrana, Oeste, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis). Ao todo, 62% dos entrevistados são de micro e pequenas empresas, 24% de empresas de médio porte e 14% de grande porte.
Corrupção
No quesito combate à corrupção, o governador Raimundo Colombo obteve uma avaliação regular na opinião de 32,7% dos empresários, enquanto a presidente Dilma obteve avaliação péssima na opinião de 42,3% dos entrevistados.
Quanto à segurança pública, ambos os governos tiveram avaliação péssima com 31,7% para o governo Colombo e 37,5% para o governo de Dilma.
A educação teve avaliação regular para ambos os governos com 35% para Dilma e 39% para Raimundo.
Saúde
O resultado para a saúde pública chamou atenção. Dos entrevistados, 38% acham que o Governo Federal está péssimo neste item, enquanto 36% no âmbito estadual dizem estar regular e 26% descrevem como péssimo.
Na comparação com o governo anterior, os empresários são unânimes ao afirmar que estes são iguais aos seus antecessores, com 61% para governo Federal e 59% para o Estadual.
Na avaliação geral, 52,9% e 41,4% dos empresários avaliaram como bom a atuação dos cem primeiros dias de Colombo e Dilma, respectivamente. O governador foi pontuado com nota 8 e a presidente com nota 5.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.