Segundo dados de pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)- de 2008-2009, o consumo médio de cerveja na região sul do país foi de 8,742 litros, ao passo que a média nacional atingiu 5,632 litros.
Este índice aumentou 23,2% desde a última pesquisa realizada pelo instituto em 2002-2003.
Pesquisas mostram que o aquecimento neste mercado foi impacto do aumento do poder aquisitivo do brasileiro, reflexo da estabilização da economia. Isto, além de fomentar a compra, transformou o hábito de consumo da população, evidenciando produtos diferenciados.
Ação de marketing
Um exemplo disso é a venda de rótulos especiais, que cresceu mais que o dobro em um período de 10 anos, segundo dados do Sindicado Nacional da Industria da Cerveja (Sindcerv). Setor representa hoje 5% do consumo total.
Com esta transformação, observando que a saída de mercadorias das gôndolas era crescente, novas marcas e produtos diferenciados começaram a ser inseridos no Brasil, como as já citadas cervejas especiais.
Aumento da renda
Com mais opções e dinheiro no bolso, o consumidor passou a investir mais na degustação de bebidas de qualidade, entendendo sobre processo de fabricação, peculiaridades dos produtos, sabor, e qualidade.
A comparação com itens industriais mais populares tornou-se, neste contexto, inevitável, e a procura por produtos bons se sobressaem à busca pelos menores preços. O custo benefício passou a ser valorizado.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
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