O brasileiro está comendo cada vez mais pães e bolos industrializados. É o que mostra a última pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Massas Alimentícias (Abima)/Nielsen que avalia o desempenho do setor.
O estudo aponta que em 2010 as vendas dos pães industrializados (pão de forma, integral, bisnaguinha, entre outros) aumentaram 5,8% frente ao ano anterior. O consumo per capita teve um incremento de 2,2% e o volume de produção da ordem de 4,7%.
O levantamento da Abima/Nielsen indicou que os bolos industrializados também estão mais presentes nas mesas da população brasileira. O consumo per capita deste tipo de produto foi 8,3% superior ao de 2010. O faturamento e o volume de produção também apresentaram alta de 7,7% e 7,2% respectivamente.
Vale destacar que no acumulado dos últimos cinco anos, as vendas de pães industriais cresceram 45,6% e as de bolo 26,9%. De acordo com Cláudio Zanão, presidente da Abima, o cenário deverá ficar ainda melhor, pois há um grande potencial de crescimento a ser explorado.
Região Sul se destaca no consumo
"Segundo um estudo recente realizado pela consultoria internacional Kantar WorldPanel, verificamos que a região Sul do Brasil é a maior consumidora de pão industrializado. Podemos dizer que a indústria de pães e bolos tem condições de ampliar sua atuação, conquistando mais espaço nas outras regiões", ressalta Zanão.
Exportações
Em 2010, as exportações brasileiras de pães e bolos registraram um crescimento de 52,3%, totalizando mais de U$ 17 milhões. Sendo que só os panetones foram os responsáveis por 41% deste montante, chegando a faturar mais de U$ 7,2 milhões.
Autor: Economia SC
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.