Apesar da Nokia ser a marca líder entre os usuários de smartphones no Brasil, com 31,9% de participação no mercado, a fabricante finlandesa registra queda contínua de participação no cenário mundial. A Apple, por sua vez, tem apenas 5,9% do mercado brasileiro, mas Sandro Cimatti, sócio diretor da CVA Solutions, acredita que, se a Apple baixasse o preço dos seus aparelhos no Brasil ela poderia ultrapassar a atual líder.
Pesquisa realizada pela consultoria CVA Solutions, e que originou os dados citados, trabalhou com um índice que mede o desempenho das empresas em diversos itens e o compara com seus concorrentes. A Apple se destaca no quesito benefícios, mas despenca no item custo, já a Nokia apresenta paridade com os concorrentes tanto no quesito custo quanto nos benefícios.
De acordo com a intenção dos consumidores em trocar de smartphone, a fabricante do iPhone poderá pular de 5,9% para 15,2% do mercado, enquanto a Nokia cairia para 27%.
Cabe observar que a Apple tem tido dificuldade para atender à demanda pelo iPhone 4, e baixar o seu preço poderia agravar esse problema. Assim, provavelmente é mais vantajoso para a empresa manter os preços - e a margem de lucro - no patamar atual.
Autor: Revista Exame
Fonte: Economia SC
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.