A proteção das tintas em um edifício vai além dos fatores estéticos e resistência às intempéries. Elas figuram também entre as medidas de segurança adotadas contra incêndios. São as chamadas tintas intumescentes, que reagem à ação do calor, protegendo a estrutura metálica das obras para garantir que, mesmo com a ação do fogo, mantenham a estabilidade.
Para atender a demanda do mercado brasileiro por esse tipo de produto, uma das novidades da Sika este ano é o lançamento de sua linha de tintas intumescentes Sika Unitherm. Submetidas a altas temperaturas, elas aumentam em até 40 vezes a espessura da tinta aplicada, formando uma espuma que isola a estrutura da alta temperatura por um tempo pré-determinado.
O princípio do funcionamento do sistema Sika Unitherm é a transformação do revestimento por meio da energia térmica do fogo. A ação das chamas reage com o produto, provocando sua expansão e criando uma camada microporosa de espuma (com cerca de 1cm de espessura), que isola a estrutura do calor e previne a fadiga das composições à base de aço. A linha conta, ainda, com sistemas específicos para madeira e também de cabeamento para rede elétrica.
Autor: Consulado Social
Fonte: Síndico Net
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.