No 41° Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia, em Curitiba, pesquisadores discutiram a Síndrome do Edifício Doente, que é responsável por afastar vários funcionários de prédios que utilizam o sistema de ar-condicionado. O sistema de ar-condicionado central, que exige janelas fechadas o tempo inteiro ou até mesmo lacradas, provoca nas pessoas que frequentam este tipo de ambiente problemas respiratórios.
Com a comprovação de uma contaminação do ar interno em um hotel da Filadélfia em 1976,
a Organização Mundial de Saúde reconheceu a existência da Síndrome do Edifício Doente. Lá foi identificada uma bactéria em água parada que havia sido aspirada pelo ar-condicionado e causado pneumonia e mortes nos funcionários.
No Brasil, a OMS estabelece que a síndrome está instalada no ambiente quando houver 20% de queixa nos frequentadores. O especialista Roberto Campos Meirelles, participante do congresso, recomenda manter a manutenção do sistema de ar-condicionado em dia e que os condomínios empresariais mantenham suas janelas abertas por pelo menos uma hora diária, como forma de melhorar a circulação de ar.
Autor: Tribuna do Norte
Fonte: Licita Mais Condomínios
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.