Cada vez mais cresce a construção civil em todo o país, principalmente nas grandes cidades, e isto gera um movimento financeiro maior. Só na região metropolitana de São Paulo, os condomínios movimentam cerca de R$ 1 milhão por mês. O dado exibe o tamanho do setor e a necessidade de contar com um gestor para ficar responsável pelo comando (empresa, ONG, entidade, pessoa).
Nos condomínios, a atribuição de responsabilidades cabe ao síndico. Ele é eleito pelos moradores, e geralmente predominam dois tipos de candidatos: o morador antigo, já síndico e o recém-mudado.
Mas qual o dever de um síndico, quando eleito? O dia a dia do síndico não fica restrito à busca de soluções para as situações apresentadas ou no acompanhamento financeiro. Vai além: é necessário conhecer totalmente os componentes da edificação e traçar um plano social e financeiro para executá-lo. A administradora deve ser o amparo para a gestão.
Assembleias são importantes para reunir os condôminos e discutir as questões que abrangem o condomínio. O síndico deve mostrar seu plano e ouvir cada morador. A organização, controle e boa assessoria garantem o sucesso da gestão.
Autor: Diário de Marília
Fonte: Licita Mais Condomínios
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.