As funções dos porteiros variam desde zelar pela ordem e o respeito entre os condôminos até fiscalizar a entrada e saída de visitantes e outras pessoas. Mas há algumas funções que não devem ser esquecida: dar conhecimento ao zelador de tudo o que ocorreu durante seu turno e distribuir a correspondência são alguns exemplos.
No trabalho periódico em um mesmo posto, alguns funcionários passam a ter um contato muito próximo com os condôminos, observando suas rotinas e hábitos. Cabe, no entanto, ao morador manter o limite dessa proximidade.
Conversar sobre o jogo de futebol, cumprimentar ou falar sobre assuntos rotineiros, torna o ambiente um local mais humano e saudável.
Existe, porém, uma minoria de porteiros que passam dos limites de suas funções e podem ser considerados abusados. Nesse caso, cabe ao zelador advertir. O condômino incomodado pode também apresentar a queixa formal no livro de reclamações, o que pode acarretar medidas que vão desde uma advertência até uma demissão por justa causa.
Para não ocorrer nada de errado o respeito ao próximo é o segredo em todos os condomínios.
Um porteiro exemplar é aquele que está sempre em seu posto, uniformizado, atento às situações do dia a dia e é respeitoso com os moradores - sem ultrapassar o limite do razoável.
Autor: Licita Mais Condomínios
Fonte: Licita Mais Condomínios
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.