A função de síndico, geralmente é sinônimo de problema, lidar com gente impaciente, administrar dinheiro dos outros. É um trabalho espinhoso. Mas Ney, que é sindico de um dos blocos do condomínio onde mora, garante que no seu caso a história é diferente. Os vizinhos são bastante unidos, o que tem facilitado a sua vida.
- A receita básica é que você deve conversar muito com os moradores do seu prédio, estabelecendo as regras e mostrando de cara logo que eles chegarem, como funciona o condomínio – orienta o síndico,Ney Costa.
Difícil acreditar que não haja nenhuma insatisfação. Após muitas perguntas, ele cede, e entrega o jogo. Entre tantas regras, uma não é 100% cumprida.
- A lei do silêncio, essa algumas vezes a gente umas queixas de que após às 22 horas, um vizinho ou outro arrasta móveis, faz limpeza em seu apartamento e incomoda o vizinho de baixo. Com isso virou-mexeu a gente recebe um interfone dizendo que está havendo barulho - revela Ney Costa.
Para dar mais transparência ao trabalho realizado, e afastar qualquer desconfiança, a gestão deste condomínio adotou um sistema que tem dado certo. Na hora de pagar a taxa do condomínio, os moradores não fazem isso diretamente ao síndico, e sim, através de boleto no banco e tudo com a supervisão de uma empresa contratada para fazer consultoria contábil.
Síndico geral, pois cada bloco tem um representante, Albimar recebe uma gratificação de R$ 200,00 por mês para administrar o local. São 256 apartamentos que por mês rendem um orçamento de pouco mais de 23 mil reais para ser investido em melhorias na estrutura dos prédios e da área de lazer.
- São 256 garagens com um investimento de 175 mil reais, também fizemos aqui um investimento de sinalização vertical e horizontal que foi em torno de 18 mil reais – comenta o síndico geral,Albimar Melo.
Gesualdo, mora no local há 1 ano, e diz que procura sempre estar atento a forma como o seu dinheiro está sendo empregado.
- O envolvimento dos moradores é importante, e na medida que cada um for se envolvendo com o seu papel dentro do condomínio, o condomínio só tema crescer e ter mais segurança – afirma o condômino,Gesualdo Amador.
Novo profissional no mercado de trabalho
Complexidade na gestão de condomínios e a falta de candidatos à vaga de síndico tem aberto mercado para os profissionais. A repórter Lídia Pace, conversou com Bartolomeu Aquino, administrador de condomínios que tem os detalhes desse novo setor aqui no estado. Confira no vídeo ao lado a entrevista.
Autor: in360
Fonte: Síndico Net
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.