O grande movimento de turistas durante o verão pode ser um problema para os condomínios. Com o aumento da circulação de pessoas, é preciso que moradores, síndicos e, principalmente, porteiros, fiquem atentos. O entra-e-sai quase ininterrupto pode acabar facilitando a invasão de bandidos, muitas vezes disfarçados de entregadores, oficiais de Justiça ou prestadores de serviços.
O consultor do Secovi Rio em segurança predial, Raimundo Castro, alerta: “É necessário criar uma rotina que assegure a tranquilidade das pessoas, o que pode ser feito com pequenas ações. Uma postura preventiva na portaria ajuda a minimizar os riscos de assalto, sem que haja necessidade de intervenção policial.”
Veja dicas úteis para evitar invasões em condomínios:
- Opte pela instalação de um Circuito Fechado de Televisão (CFTV), o mais eficiente mecanismo utilizado atualmente. As câmeras devem estar posicionadas na frente do prédio, monitorando as entradas social a da garagem, o interior da portaria e da garagem e os elevadores.
- Estabeleça um sistema rígido de controle de entrada e saída do prédio. Providencie livro específico para que todo visitante seja registrado na portaria. Como é proibido reter documentos, oriente o funcionário para que peça uma identificação, anotando nome, número do documento, número do apartamento a ser visitado, horário da entrada e saída do visitante.
- Tenha cadastrados os moradores e uma relação de prestadores de serviços do prédio. Ex.: empregados domésticos, pintores etc.
- Esclareça sempre aos moradores os procedimentos de segurança e pedir a colaboração de todos.
- Se for possível, faça um acordo de apoio mútuo com outros prédios e condomínios de sua vizinhança. Use rádios transceptores de comunicação (walkie-talkie's), eles facilitam a comunicação e melhoram o padrão de segurança.
- É aconselhável estabelecer cartões de identificação para o acesso de veículo à garagem ou selos adesivos para fixação no pára-brisa.
- O aluguel de vagas na garagem para pessoas estranhas ao condomínio deve ser
evitado. Se a convenção do prédio autorizar, recomenda-se discutir a conveniência para o condomínio.
- O porteiro nunca deve permitir que pessoas estranhas usem o banheiro do condomínio. Muitos assaltos foram praticados usando esta desculpa. Oriente a pessoa para procurar um banheiro público.
- Colocar o lixo na calçada, varrer a calçada e outros serviços devem ser feitos em horários alternados, para que a rotina não seja percebida. Fique sempre atento ao que acontece em volta.
- Suspeite de policiais militares, policiais civis e policiais federais, uniformizados ou não, em carros particulares, querendo entrar no prédio. Não abra a porta sem autorização, chame o síndico, e peça mandato judicial.
- Não se impressione com boa aparência e suposta autoridade. Muitos assaltantes procuram parecer pessoas de alto nível social.
- O porteiro deve exigir a identificação dos empregados de concessionárias de serviços. Se for necessário, confirmar, por telefone, se o empregado é realmente da concessionária. Também é fundamental confirmar o defeito com o morador antes de autorizar sua entrada.
- Atenção à portaria nos finais de semana e feriados, quando o movimento de moradores e visitantes se mistura.
- Mensageiro com entrega só deve entrar no prédio após confirmação e autorização do morador. Antes de abrir a porta, observar se existem pessoas próximas em atitude suspeita. Em caso de dúvida, entrar em contato com o morador.
Autor: Secovi Rio
Fonte: Secovi Rio
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.