A presença de mulheres no mercado de trabalho vem aumentando significativamente. Nos condomínios, o aspecto mais delicado são as relações humanas, pois a maioria dos conflitos decorre da falta de informação e interesse dos direitos e deveres dos moradores. A presença feminina nesse setor tem sido muito importante, porque as síndicas têm encontrado soluções para os problemas do dia-a-dia condominial através de gestões mais participativas, motivadoras e implantando novas ideias.
Segundo a advogada Evelyn Roberta Gasparetto, as mulheres possuem bom senso e uma boa dose de criatividade e com isso não só administram, mas também driblam os problemas e as dúvidas que surgem dentro do condomínio. “Geralmente as síndicas são mulheres que estão na maturidade e perceberam que poderão contribuir para uma boa gestão no condomínio com a experiência adquirida ao longo dos anos. Elas podem ou não ser aposentadas, e as profissões variam, basta ter paciência e predisposição”, diz Evelyn, que é uma das autoras do livro “Administrando Condomínios.
A presença feminina nos edifícios não se restringe ao cargo de síndica. As mulheres também participam ativamente da administração condominial na função de conselheiras fiscais. “Elas fiscalizam a gestão do síndico, as contas do condomínio e participam de reuniões para a tomada de decisões e soluções do ambiente condominial. A mulher eleita para o cargo de conselheira fiscal também pode participar ativamente da administração, contribuindo com o bom senso e a capacidade feminina de superar desafios”, diz a administradora de empresas e contabilista Cristina Muccio Guidon, que também é autora do livro citado acima.
As mulheres também podem atuar nas comissões de moradores definidas pelos condomínios. Elas poderão ajudar a definir a decoração do hall social, do salão de festas, modernização de elevadores, reforma da piscina, entre outros.
As autoras do livro enfatizam que a participação dos homens na administração condominial também é muito importante, tanto na função de sindico como na de conselheiro, sendo saudável e prudente o encontro das opiniões femininas e masculinas para idéias e discussões em beneficio do condomínio.
Autor: Keyla Assunção
Fonte: Direcional Condomínios
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.