Embora muitos condomínios tenham diversos funcionários, é o zelador que é lembrado na maior parte das vezes quando os moradores precisam de alguma ajuda. Ele é o braço direito do síndico, mas quem mora em condomínio sabe que é muito comum chamar o zelador quando queima o chuveiro ou entope a pia do apartamento. A relação entre zelador e moradores foi mostrada no quadro "Meu condomínio tem solução", do SPTV, nesta quarta-feira (2).
Responsável por zelar pelo bom andamento do prédio, os zeladores são considerados, em alguns casos, guardiões dos moradores. É o caso de Juscelino Cordeiro dos Santos, que passou metade de sua vida fazendo o trabalho em um mesmo lugar. “Seu Juscelino é um guardião para a gente, tudo que você imaginar de bom ele tem”, afirmou a dona de casa Meire Viana Gentil.
Esse trabalho, entretanto, nem sempre é fácil. “Tem que ter um jogo de cintura no dia a dia”, conta o zelador. Na tarefa diária de assegurar o bom funcionamento do condomínio, as atividades são confundidas com as de outros profissionais. Embora a limpeza das áreas comuns seja função do faxineiro, cabe a Santos fiscalizar a higiene e a conservação do prédio.
O mesmo vale para os serviços da portaria e para aqueles pequenos reparos. Há também uma relação de confiança com os moradores, que deixam as chaves do apartamento quando viajam. A amizade em alguns casos é tanta que muito trabalho foge da função do zelador.
Se tiver tempo livre, em cinco minutos Santos está a postos para resolver os problemas que aparecem. Ele tem a mesma carga horária de outros funcionários, mas também mora no prédio. Por isso, quando acaba o expediente, ele só quer descansar.
Autor: SPTV
Fonte: Síndico Net
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.