Nos conjuntos habitacionais Nova Geração, em Nova Brasília; do Adeus, próximo à estação do teleférico do Morro do Adeus; Poesi, na Estrada de Itararé; e Itaóca, na avenida do mesmo nome, vivem mais de 400 famílias.
O projeto foi batizado de Ecos da Liberdade e é uma alternativa para que ex-presos se insiram no mercado de trabalho. Com a coleta de óleo vegetal usado e seu beneficiamento para a produção de sabão ecológico e biocombustíveis, os ex-apenados podem sustentar as próprias famílias.
Em cada um dos condomínios, foi instalado um PEV (Posto de Entrega Voluntária) contendo uma bombona de 200 litros, onde é depositado o óleo vegetal usado. Se despejado na rede de esgoto, um litro de óleo de cozinha pode contaminar até 1 milhão de litros d’água, o que equivale ao consumo médio de uma pessoa em 14 anos. Se a reciclagem não estiver disponível, o ideal é armazená-lo em uma garrafa plástica fechada, descartada no lixo destinado ao aterro sanitário, onde será separada dos demais materiais e terá a destinação ambientalmente correta.
Autor: Correio do Brasil
Fonte: Licita Mais Condomínios
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.