"Todas as reformas ou construções realizadas por moradores que afetem estrutura, vedação, outros, devem ser comunicadas ao síndico, antes da realização, depois não adianta", alertou o o engenheiro e diretor do Secovi-SP, Ricardo Gonçalves, durante o Ciclo de Palestras para Síndicos e Administradoras, realizado nesta terça-feira (3/7), na sede da entidade, e que contou com a presença de mais de 130 pessoas, entre síndicos, subsíndicos, conselheiros e funcionários de administradoras.
Gonçalves chamou a atenção para a manutenção, que deve começar no dia seguinte à entrega do empreendimento. As engenheiras Flávia Zoéga Andreatta Pujadas, diretora técnica do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (Ibape/SP), e Miriana Pereira Marques, vice-presidente de Assuntos Internos do Instituto de Engenharia (IE), também participaram do evento como debatedoras.
“Os sistemas construtivos se desgastam ao longo de sua vida útil e precisam de uma avaliação periódica e criteriosa em todas as áreas: hidráulica, combate a incêndio, gás, elétrica, revestimentos de fachadas, dentre outras. Caso contrário, corre-se o risco da perda excessiva de funcionalidade e segurança, podendo ocorrer colapsos parciais ou totais dos sistemas”, afirmou Flávia.
Autor: Secovi SP
Fonte: Secovi SP
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.