O condomínio comercial que abriga 1.5000 trabalhadores teve que ser evacuado rapidamente. A Secretaria Municipal de Segurança Urbana constatou que os edifícios apresentavam muitas rachaduras e outros problemas na estrutura, como um declive, após a execução de novas construções em frente ao local.
Para Nelson Suguieda, responsável da Defesa Civil pela retirada das pessoas, não é possível afirmar que o prédio corre risco de queda sem um laudo técnico, mas se o imóvel continuar afundando, a probabilidade aumenta muito.
A construtora TSR, responsável pelo condomínio, já foi notificada para apresentar um laudo técnico e pericial. Segundo o diretor da empresa, Rubem Melo, o laudo deve ser apresentado em 48 horas para a Defesa Civil. Melo explica também que as trincas não são recentes e que não colocam em risco a estrutura dos prédios.
Importância do laudo técnico
Além de trazer mais segurança às pessoas que utilizam o imóvel, sendo ele comercial ou residencial, o laudo técnico previne futuros problemas de segurança e estruturais.
Itens como tipo de construção (casa, apartamento), uso (residencial ou comercial), padrão (econômico, alto, médio), descrição da obra (alvenaria, concreto ou construção metálica) e estado construtivo (se possui trincas, fissuras ou outros problemas) são analisados no exame feito por órgãos especializados.
Autor: Terra
Fonte: Condoworks
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.