Embora o bom senso recomende e esta seja uma prática comum nos consolidados mercados como Estados Unidos e na Europa, aqui isso nem sempre faz parte da política das empresas do setor. Há, entretanto, muitas vantagens em adotar o contrato de exclusividade, as quais são às vezes desconhecidas pelo consumidor, aquele que quer comprar e quem pretende vender um imóvel. Estão entre os benefícios, preço certo e segurança.
O proprietário que deixa o bem para venda em uma imobiliária com contrato de exclusividade tem a comercialização do imóvel voltada para a busca do valor máximo que o mercado pode oferecer no momento da transação. Além disso, o contato com possíveis compradores é feito por profissionais especializados, cientes dos valores praticados no mercado e dos procedimentos legais de compra e venda. A equipe de corretores, prestigiada pela exclusividade, compra a ideia da venda do imóvel, empenhando-se para fechar o negócio.
Na relação entre proprietário e várias imobiliárias trabalhando sem exclusividade pode haver desencontros na qualidade do serviço prestado. A tendência, nesse caso, é a empresa pressionar o proprietário a comercializar o imóvel pelo valor mais baixo, já que podem perder o comprador para o concorrente que está vendendo o mesmo imóvel. Para o comprador, há ainda o risco de ele se interessar por um imóvel que foi vendido “ontem” e cujo proprietário nem se deu ao trabalho de comunicar as cinco ou seis imobiliárias que o estava “atendendo”.
Ao optar por uma empresa que preze pela exclusividade, o proprietário conta ainda com a vantagem da segurança; tanto no sentido comercial, já que as condições de propostas são passadas com mais critério, como quanto à visita de possíveis compradores ao imóvel mantendo a segurança dos familiares presentes na casa ou apartamento. Já o comprador tem a certeza de que adquiriu um imóvel com a documentação analisada, por um preço justo e tranquilidade na transação.
A máxima de que a qualidade vale mais do que a quantidade é extremamente adequada aos proprietários, pois escolher uma imobiliária que adote o contrato de exclusividade significa optar por mais conforto, segurança e certeza de um bom negócio. A abrangência de atuação da empresa e o potencial de divulgação dos imóveis são outros diferenciais.
Autor: Jornal dos Condomínios
Fonte: Jornal dos Condomínios
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.