Vazamentos sempre são inconvenientes e podem ocorrer por vários motivos: pias, registros, canos e tubulações danificados e/ou desgastadas pelo tempo de uso.
Quando eles acontecem em condomínio é preciso observar qual a sua origem e qual parte da edificação ele afeta para que se possa providenciar o reparo.
A responsabilidade dos vazamentos de água no teto do apartamento é do proprietário da unidade superior. Estes vazamentos ocorrem normalmente na cozinha e no banheiro manchando o teto e até formando goteiras.
O condômino afetado deve comunicar o proprietário da unidade (apartamento, sala, garagem e etc.) de onde vem o vazamento de forma escrita e este deve providenciar os reparos da unidade afetada de forma completa.
Caso ele se recuse a tomar as devidas providencias, o condômino afetado tem direito de procurar amparo junto à justiça a fim de assegurar que seu imóvel esteja completamente livre do problema (Novo código civil Art. 937, 1.280 e 1.336).
Vazamentos nas áreas comuns são de responsabilidade do condomínio. Eles podem aparecer nos corredores, nas garagens e nas áreas de lazer, como também em prumadas (água potável ou esgoto). Se você observar alguns vazamento comunique o seu síndico para que o condomínio repare o problema.
Dica: Quando ficar fora por muitos dias deixe sempre seu contato com o síndico, porteiro ou zelador. Isso facilita na resolução de possíveis problemas evitando maiores inconvenientes.
Conheça o cartaz da campanha VAZAMENTO DE ÁGUA
Modelo de notificação
Caso você precise notificar o seu vizinho devido o vazamento de água, utilize o modelo da Activa.