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Activa - Contabilidade e Condom?nios

Funcionários também são responsáveis pela segurança dos condomínios

07/04/2011 – Em condomínios circulam muitos visitantes diariamente, por isso é necessário que os prestadores de serviços e porteiros sejam de confiança.

 

As grandes cidades ou capitais, como São Paulo, por exemplo, crescem cada vez mais e a solução de moradia mais procurada tem sido condomínios de apartamentos e casas. Esse tipo de moradia vem sendo uma opção também para quem busca mais segurança, pois equipamentos de segurança, aliados aos muros e a portaria dificultam o acesso e permitem que, por exemplo, uma criança possa brincar tranquilamente no clube, parque ou rua interior, sem correr grande risco.

 

Mas será que a segurança depende apenas do monitoramento eletrônico, cercas elétricas e alarmes? “É claro que condomínios bem equipados, onde há monitoramentos eletrônicos, dificulta a ação dos assaltantes, pois eles preferem locais que não apresentem muita dificuldade de acesso e ação. Mas, a segurança é um trabalho em conjunto com a empresa de monitoramento, os profissionais do condomínio e também os condôminos.”, defende Jorge T. Margueiro, da GS Terceirização.

 

Infelizmente em todas as áreas de trabalho há maus profissionais que nos casos dos condomínios, podem comprometer a segurança. Por isso, especialistas alertam que se eles não forem bem escolhidos podem vazar informações e facilitar a entrada de assaltantes. “O mais seguro é a contratação de uma empresa terceirizada, que além de contratar, treina os profissionais de portaria, zeladoria e limpeza por meio de entrevistas pessoais, pesquisas de referencias profissionais, antecedentes criminais e treinamento preparatório com testes situacionais que avalia a aptidão do profissional para o cargo. Em condomínios circulam muitos visitantes diariamente, por isso é necessário que os prestadores de serviços e porteiros sejam de confiança, já que com o trabalho diário acabam possuindo informações da rotina, hábitos e condição financeira dos usuários e moradores.”, relata Margueiro.

 

É importante ressaltar que os comportamentos dos moradores também podem contribuir para fragilizar a segurança dos condomínios. “Os condôminos devem tomar cuidados para que não revelem informações que coloque em risco o condomínio, as casas e as famílias. No meu trabalho de assessoria a condomínios sempre desenvolvo palestras e orientações de como se comportar e o que fazer para evitar invasões e assaltos. Essas pessoas não podem desenvolver intimidades com os profissionais, bem como amizades ou convites para eventos. A intimidade entre moradores e prestadores de serviços podem levar a ‘exceções’ que prejudicam a segurança preventiva. Os condôminos são aconselhados a elogiar os porteiros que procederem à identificação de visitantes, e em caso de falhas, devem interfonar ao porteiro recomendando que tal fato não ocorra novamente, e comunicar a falha à empresa terceirizada, zelador ou síndico do condomínio.”, detalha o especialista.

 

Segundo Jorge, os profissionais de portaria, limpeza e zeladoria também devem ser orientados para não divulgar a rotina dos condôminos, serem formais, evitarem intimidades, nunca se intrometer em assuntos particulares ou indagar informações de visitantes e prestadores de serviços sobre condôminos. Mas sempre abordá-los de forma educada e baseada no Regimento Interno do condomínio.

 

As empresas que terceirizam serviços para condomínio fazem a gestão técnica destes profissionais em um monitoramento 24 horas da portaria, também para verificar como está o trabalho do porteiro. “Existe um ‘alerta vigia’, onde o profissional precisa digitar uma senha a cada 15 minutos, caso se ausente o alarme soa e a central entra em contato para averiguar o que ocorreu e se necessário envia apoio. Além disso, condomínios com câmeras facilitam até para verificar as ações internas dos profissionais de limpeza, zeladoria, entre outros.”, detalha Amilton Saraiva Costa, também da GS Terceirização.

 

Atualmente a GS Terceirização está com 50 vagas para porteiros, 25 auxiliar de serviços gerais masculino, 20 auxiliar de limpeza feminino e 03 zeladores e a maior dificuldade encontrada na contratação é, que apesar de alguns candidatos possuírem qualificação, não transmitem a confiança necessária.

 

 

 

Autor: Bagarai

Fonte: Síndico Net

Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.

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