Os moradores do Condomínio Bento Gonçalves, na rua com o mesmo nome, Nº 700, no Bairro Conjunto Esperança, tomaram um grande susto, ontem, ao meio dia, quando uma forte luz seguida de um estrondo surpreendeu a todos. Era uma descarga atmosférica no local. Este é o segundo fenômeno que atinge aquela edificação em menos de dois anos.
"Eu estava em casa e tomei um susto muito grande, pois pensei que era uma bomba explodindo. Mesmo com as minhas janelas sendo revestidas com fumê, o apartamento ficou todo iluminado", explicou o empresário Thiago Dias de Medeiros, que teve o seu modem, aparelho utilizado apara acessar a internet, queimado.
Ele comentou que mais de dez moradores tiveram algum equipamento danificado em suas residências. Entre os itens estão televisões, computadores, aparelhos de DVD e micro-ondas. "Vamos realizar uma reunião com todos os condôminos para que possamos procurar algum meio de ser ressarcidos desse prejuízo", frisou.
Segundo o empresário, essa é a segunda vez que o condomínio Bento Gonçalves é atingido por uma descarga atmosférica, a outra foi em 2009. "Acredito que isso aconteceu pela segunda vez pois o condomínio não tem um para-raios. O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará já fez uma vistoria e condenou os itens de segurança relacionados aos raios", reclamou Medeiros.
O raio trouxe problemas para alguns, mas algo bom para outros. O comerciante Wellington Carvalho disse que após o raio vários clientes apareceram em sua loja querendo consertar seus aparelhos eletrônicos, que quebraram devido ao fenômeno. "Mas o importante é que ninguém se feriu", completou.
Prevenção
De acordo com responsável pelas redes de alta e média tensão da Companhia Energética do Ceará (Coelce), Eduardo Gomes de Paula, em casas e apartamentos a principal forma de se prevenir as descargas elétricas é o para-raio, que canaliza a eletricidade do fenômeno diretamente para a terra.
Mas ele alerta que o para-raio não é garantia de que a descarga elétrica será evitada. Pois os raios podem variar de intensidade, com isso dependendo da energia envolvida o para-raio pode não ser suficiente para proteger os moradores.
Gomes destacou alguns cuidados que devem ser tomadas em caso de tempestade e a pessoa estiver dentro de casa: evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica, não ter contato com objetos com estrutura metálica, desligar equipamentos elétricos para a proteção do próprio aparelho e também não utilizar telefone com fio.
Já fora de casa é importante não chegar perto de objetos metálicos e também evitar estar perto de locais como campos abertos ou piscinas.
"É importante lembrar que tanto a utilização do para-raio quanto se precaver com esses cuidados são fatores importantíssimos para que nenhum acidente aconteça", afirmou Eduardo Gomes.
Perigos
No último dia 4 de abril uma descarga atmosférica atingiu a residência 161, na Rua B, do Bairro Jardim das Maravilhas, em Maracanaú. O fenômeno causou uma rachadura de dez metros na parede da sala, mas ninguém ficou ferido.
Em 2009, cinco pessoas morreram vítimas de raios no Ceará. Entre elas estão uma dona-de-casa, um estudante e um adolescente, respectivamente, residentes nas cidades de Crato, Catunda e Ubajara.
No ano passado, foram registrados duas mortes. Uma criança e um pescador foram atingidos pelo fenômeno.
100 mil descargas atingirão o Estado
Devido a rigorosa quadra chuvosa em todo o Ceará, neste ano, o número de descargas atmosféricas é grande. A expectativa é de que sejam 100 mil. Até agora foram registrados, pela Companhia Energética do Ceará (Coelce), 59 mil raios. No mês de abril foram cerca de 11 mil.
A cidade de Granja, na região Norte do Ceará, foi a mais afetada, com 767 raios, já Camocim recebeu 478 descargas atmosféricas e Caucaia 387.
Em 2009, a Coelce contabilizou, cerca de 100.870 descargas atmosféricas no Ceará. Enquanto em 2010, foram registrados cerca de 45 mil raios, sendo as regiões Norte e Sul do Estado as mais atingidas.
As cidades que tiveram as maiores ocorrências nos últimos dois anos, de acordo com a Coelce, foram Granja, com 320 feixes Bela Cruz, com 253 descargas, ambas localizadas na região Norte do Estado.
Autor: Diário do Nordeste
Fonte: Licita Mais Condomínios
Obs.: Os textos aqui apresentados s?o extra?dos das fontes citadas em cada mat?ria, cabendo ?s fontes apresentadas o cr?dito pelas mesmas.